História

1985 - Como tudo começou

Foi criado o Centro de Educação Nova Esperança do Fundão (CENEF), pela mão de duas pessoas (contando com a ajuda de um grupo amigo de voluntários), com o objectivo de ajudar à integração de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

1993 - O crescimento

Progressivamente ao seu nascimento, começam a surgir, de diferentes pontos do concelho do Fundão, pedidos de admissão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais e, como as instalações, o equipamento e os recursos humanos existentes não eram suficientes para dar resposta a todas as solicitações, foi proposta a integração do CENEF na APPACDM – Delegação de Castelo Branco, passando a ser uma subdelegação da mesma.

1997 - A evolução

Dada a evolução da subdelegação do Fundão, a Direcção Nacional da APPACDM em assembleia Geral, deliberou alterar o estatuto de subdelegação para Delegação do Fundão, ficando, deste modo, com inteira autonomia.

Atualidade

Ao longo destes anos a delegação do Fundão desenvolveu-se, mudando de instalações, de forma a responder às reais necessidades dos seus clientes. Deste modo, reorganizou os seus serviços e continuou a apostar em novas actividades, projetos e soluções, no sentido de melhorar a qualidade da assistência que presta ao cidadão deficiente mental, contando para tal com o Centro de Actividades Ocupacionais e o Lar Residencial.

O futuro está prestes a chegar!

Um projeto há muito ambicionado e que está cada vez mais perto da sua concretização.

Com as obras da criação do novo Lar Residencial concluídas, esperamos que 2021 seja o ano deste novo começo!

Um sonho concretizado!

O dia 9 de junho de 2021 ficará para sempre na história da nossa instituição. Após muitos anos de batalha para a concretização deste sonho, temos finalmente o nosso Lar Residencial!